A TIP CLÍNICA colabora com as pessoas na recuperação do seu bem-estar, qualidade de vida, além da recuperação da saúde psíquica e emocional, por meio dos recursos possibilitados pela Abordagem Direta do Inconsciente (Método ADI/TIP®). Ajuda a descobrir que seus pontos fortes, potenciais e qualidades pessoais sempre estiveram presentes no interior de cada um.
A TIP CLÍNICA tem sua sede em Belo Horizonte e é considerada um negócio social* de natureza interdisciplinar, abrangendo psicologia, saúde e bem-estar, especializada no Método ADI/TIP®. Fundamenta-se teoricamente na Psicologia e Antropologia Fenomenológica e é compatível com a Psicoterapia Fenomenológico-Existencial (PFE). Juntamente com a FUNDASINUM e IEPRJM contempla o curso de Pós-graduação Lato Sensu nessa metodologia. A FUNDASINUM é uma entidade sem fins lucrativos cujas finalidades estatutárias incluem o atendimento a pacientes carentes de recursos, a pesquisa científica e a formação de profissionais e agentes multiplicadores desse trabalho através do Método ADI®.
Atualmente, a função estatutária de formação de profissionais psicólogos e médicos especialistas no Método ADI®, e suas diversas possibilidades, e no Método ADI/TIP®, exclusivo para o atendimento em psicoterapia, está sob a responsabilidade do Instituto de Ensino e Pesquisa Renate Jost de Moraes (IEPRJM).
A TIP CLÍNICA é ainda CONVENIADORA de Clínicas e consultórios aptos a atuar em nome da Rede, formada por profissionais certificados tecnicamente pela FUNDASINUM anualmente.
A TIP Clínica utiliza o Método da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI), cuja aplicação clínica se dá por meio da Terapia de Integração Pessoal (TIP), ou Método ADI/TIP®, criado e desenvolvido pela psicóloga Gisela Renate Jost de Moraes (1936-2013) a partir dos dados que emergiram de sua experiência clínica desde 1975. Todas as possibilidades oferecidas por meio desse processo psicoterapêutico, assim como seus resultados, são frutos da pesquisa empírica construída a partir dessa prática.
Desde então, seus resultados têm sido sistematicamente pesquisados no universo de 190 mil pacientes (dados até meados de 2023), tanto em enquetes sobre a satisfação do cliente (com percepção de melhora no percentual de mais de 80%), quanto em pesquisas científicas, divulgadas em congressos nacionais e internacionais, eventos afins e em revistas científicas.
Foram desenvolvidas (em 2018) duas pesquisas de pós-doutorado sobre o Método ADI/TIP® em colaboração com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o que o distinguiu como uma psicoterapia cientificamente sustentável segundo o conceito de Prática Baseada em Evidência (PBE) em Psicologia. O Método ADI/TIP® fundamenta-se teoricamente na Psicologia e Antropologia Fenomenológica e apresenta afinidade com a Psicoterapia Fenomenológico-Existencial.