Gisela Renate Jost de Moraes, conhecida como “Dra. Renate”, nasceu em 17 de janeiro de 1936 em Pelotas, RS, e faleceu em Belo Horizonte, em 05 de fevereiro de 2013. Residiu em Belo Horizonte desde 1979. Foi a criadora do Método ADI/TIP – Abordagem Direta do Inconsciente/Terapia de Integração Pessoal. Era graduada e pós-graduada (Lato Sensu) em Psicologia pela PUC-MG, além de ter se formado em Serviço Social e Enfermagem. Residiu muitos anos em Brasília, DF, onde foi membro do Conselho Nacional de Serviço Social (atual CNAS).
Em 1986, instituiu a Fundação de Saúde Integral Humanística – FUNDASINUM, centro de pesquisa e desenvolvimento do Método ADI/TIP, escola de formação de especializandos nessa metodologia e também centro de atendimento psicoterápico a pacientes em estado de vulnerabilidade social.
É autora dos livros: “As Chaves do Inconsciente” (Editora Vozes – 27ª Edição – 411 páginas); “O Inconsciente sem Fronteiras” (Ideias Letras – 12ª Edição – 574 páginas) e “A Interioridade Humana – Uma Ponte da Ciência à Transcendência”. Este último livro foi entregue pessoalmente a Sua Santidade, Papa Bento XVI, durante sua visita ao Brasil, em maio de 2007.
Junto com seu marido Rafael, ela foi presidente do Movimento Familiar Cristão por 15 anos, atuando intensamente junto a casais, noivos e famílias. Recebeu a medalha de ouro e o título de “Singular Benfeitora da Causa Cristã” em 1970, conferidos pelo Papa Paulo VI.
A Dra. Renate criou outras aplicações da ADI, incluindo o curso “ADI – Orientadores”, destinado a leigos, psicólogos, educadores, médicos e outros profissionais, com foco nas informações reveladas a partir da pesquisa direta do inconsciente. Ela presidiu o conselho curador da Fundação de Saúde Integral Humanística (FUNDASINUM), que ela mesma instituiu. Além disso, ela foi diretora da TIP Clínica, também criada por ela e mantenedora dessa Fundação. Dra. Renate foi membro efetivo do Comitê de Bioética e Biodireito da Universidade de Alfenas-MG, consultora do Comitê de Ética em Pesquisa e professora voluntária do departamento de psicologia da Universidade Sagrado Coração de Jesus (Bauru-SP). Ela dedicou grande parte de seu tempo ao atendimento gratuito a carentes, palestras, publicações científicas e concedeu entrevistas a rádios, jornais e televisão.