O Método ADI/TIP® se constitui como um processo psicoterapêutico cientificamente sustentável segundo o conceito de prática baseada em evidências em Psicologia (PBEP = Universidade Federal de Uberlândia – UFU, 2018) e corrobora os princípios fundamentais da psicologia e antropologia fenomenológica e apresenta afinidade com a Psicoterapia Fenomenológico – existencial. Até o ano de 2023, a eficácia do Método foi comprovada por meio de pesquisas realizadas com uma amostra de 190 mil pacientes, os quais relataram uma melhora em diversos sintomas, alcançando uma taxa de sucesso de mais de 80%.
Quer saber mais sobre a Vivência do Método? Veja o Infográfico abaixo e as fases da Terapia de Integração Pessoal – TIP®.
Todos os interessados em se submeter ao processo terapêutico do Método ADI/TIP® passam inicialmente por uma consulta médica, com o objetivo de conhecer seu histórico clínico que o habilite a vivenciar o processo além de consentir que seja informado e esclarecido em relação a possíveis dúvidas referentes às características e procedimentos específicos do Método ADI/TIP®.
A avaliação médica é sempre recomendada, no entanto, nas Unidades terapêuticas e consultórios que não disponham de médico, a avaliação (Entrevista inicial) com o terapeuta do Método ADI/TIP® poderá supri-la, o que não impede que a pessoa também possa trazer a recomendação/indicação do médico de sua confiança que já a acompanhe habitualmente.
Tais exercícios são importantes para o bom andamento da terapia, considerando que preparam o paciente para atingir objetivos importantes do processo psicoterapêutico do Método ADI/TIP®, tais como: a inversão intrapsíquica (conduzir o consciente ao inconsciente), o distanciamento do sintoma e a motivação para a mudança. Saiba mais, clique aqui. Para agendar, clique aqui.
Constitui-se de dois momentos específicos com os objetivos de:
a) liberar as tensões físicas e psicológicas que são potencializadas em situações de stress e sofrimento;
b) treinar a pessoa para o processo terapêutico ensinando-lhe a “visualizar” a área intuitiva ou inconsciente de sua mente e descrever os momentos que devem ser tratados ou reforçados.
Exercícios realizados sob relaxamento e interativo entre psicólogos /médicos e o paciente), com o objetivo de treinar a pessoa para o processo psicoterapêutico, ensinando-lhe a “visualizar” intuitivamente conteúdos afetivo-emocionais significativos não conscientes que, tendo sido vivenciados e registrados de maneira pré-reflexiva, podem ser percebidos, compreendidos e descritos pelo próprio paciente durante seu processo psicoterapêutico. Tais exercícios são importantes para o bom andamento da terapia, a exemplo: da inversão intrapsíquica, do auto distanciamento do sintoma e da motivação para a mudança.
É um recurso auxiliar de terapia que visa treinar o paciente a visualizar, ou perceber conscientemente, o seu inconsciente, com base em três aspectos fundamentais:
O processo terapêutico propriamente dito do Método ADI/TIP (Tip Terapia) é realizado, usualmente, em uma média de 10 a 15 sessões. Perpassam-se, ao longo desse percurso, os diversos períodos vitais: a concepção, a fase do útero materno e momentos significativos da infância, adolescência e fase adulta, procurando-se identificar os registros negativos e buscar a elaboração do processo de decodificação dos mesmos. Simultaneamente, enfatiza-se a descoberta e reforço dos registros positivos sempre presentes na existência humana, e por isso, passíveis de serem resgatados. Clique aqui e saiba mais.
É necessário enfatizar que:
O TIP-Terapeuta® especializado no Método ADI/TIP® é capacitado para questionar terapeuticamente o inconsciente, e de maneira tecnicamente orientada, visando objetivar os conteúdos psíquicos e existenciais bem como os sentidos configurados pelo sujeito ao seu vivido, que se evidenciam vivencialmente ao longo do processo terapêutico, buscando a decodificação dos registros destrutivos e o reforço dos positivos, em um trabalho conjunto paciente-terapeuta e em âmbito intuitivo. Isso significa que o profissional especializado nessa metodologia não busca analisar, sugestionar, induzir ou interpretar os conteúdos psíquicos inconscientes que emergem durante o processo, mas os considera tal como aparecem.
Através da abordagem desse nível intuitivo de percepção, é possível trabalhar, não somente os registros negativos de base relacionados a vivências de situações-problema, mas também aqueles registros de âmbito afetivo-emocional ligados as situações de dificuldades percebidas no casal parental, figuras de referência afetiva que, por seu turno, também sofrem a influência dos modelos conjugais dos seus próprios pais, criando-se, assim, uma cadeia transgeracional que tende a se repetir nas próximas gerações. Por outro lado, e em maior medida, ao se trabalhar terapeuticamente as questões em foco, ampliam-se os resultados alcançados e os seus efeitos benéficos, que podem produzir mudanças nas relações interpessoais e no espaço familiar, trazendo decorrências positivas para as gerações subsequentes. Agende uma entrevista gratuita para entender melhor, clique aqui ou ligue para 31 3071-0101 para agendar.
Ao final das sessões da TIP Terapia, é realizada a terapia de reforço, geralmente em um período de tempo de 4 a 6 meses.
Avalia-se as mudanças realizadas pelo paciente e aborda-se outras raízes de sofrimentos ligadas as questões que ainda precisam ser trabalhadas e/ou aprofundadas.
Na terapia de reforço também se verifica se o paciente revela uma resistência à mudança. Nesse caso, é possível a superação da resistência à mudança se a pessoa demonstrar abertura para o diagnóstico, a terapêutica e a desconstrução de seus processos de autossabotagens e suas estratégias para manter-se paralisado em razão de culpas e autopunições ou de falsos ganhos secundários.
Antes de se submeter à terapia, verifique sempre em nossa página na Internet se o profissional que irá atendê-lo é credenciado e certificado pela FUNDASINUM (este registro é anual e um selo de certificação do ano é emitido) e/ou se possui Convênio com TIP Clínica, se o Consultório é conveniado ou se é uma TIP Clínica Integrada à FUNDASINUM , que é a única entidade autorizada a habilitar e certificar profissionais aptos a aplicar a metodologia ADI ® e/ou a tecnologia TIP® de forma legítima. Consulte aqui.