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Curso breve: "A Travessia"

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Equipe:

Dra. Eunides Almeida – Pós Dra. em Psicologia – CRP 049570 – Professora @tipclinica – Psicoterapia Individual,
Dra. Maria Clara Jost – Pós Doutora em Psicologia – CRP04/7386 Método ADI/TIP®, Psicoterapia, Fenomenologia, Depressão, Adultos e Adolescentes – Diretora @tipclinica
Dr. Marcio Gallo – Médico especialista em psicossomatica e psiquiatria, Especialista em Saude Integrativa e BemEstar – Terapeuta pelo Método ADI/TIP
Pis. Mathilde Gallo – Psicóloga Clínica CRP 04/27688
Dra. Helenice de de Fátima Muniz – Médica CRM/ES: 3535, Pós graduada em psiquiatria,
Mestre em psicologia e Prof Método ADI/TIP®

SUMÁRIO DO CURSO A TRAVESSIA: DO AUTOCONHECIMENTO À MUDANÇA.

AULA 1 – O MÉTODO ADI/TIP COMO INSTRUMENTO DE AUTOCONHECIMENTO

Profa: Maria Clara Jost

OBJETIVOS:
1. Conhecer um caminho para acessar diretamente o seu inconsciente;
2. Compreender o que te acontece;
3. Capacitar a pessoa a tomar novas decisões

1. O QUE É O MÉTODO ADI/TIP E COMO ELE PODE AJUDAR VOCÊ NESTA JORNADA DE AUTOCONHECIMENTO.
1.1 O que é o Método ADI/TIP de Renate Jost de Moraes? 1.2 Como ele surgiu?
1.3 O que é possibilitado por meio do Método ADI/TIP? 1.4 Qual o objetivo do Método ADI/TIP?
1.5 Quem era Renate Jost de Moraes?

2. O MÉTODO ADI/TIPE A POSSIBILIDADE DE AUTOCONHECIMENTO: QUAIS AS POSSIBILIDADES DESTEMÉTODO PARA O AUTOCONHECIMENTO?
2.1 O que é conhecer-se?
2.1.1 Quem é a Pessoa Humana?
2.2.2 Quais são as dimensões constitutivas da Pessoa Humana?
2.2.3 Como o ser humano conhece?
2.2.4 As feridas do coração: É nessa caminhada de construção de nós mesmos que podem acontecer problemas e dificuldades
2.2.5 Quais os sentidos negativos que podem provocar desorganização e desequilíbrio interior?
2.2.6 Que tipo de sofrimento provoca dores: físicas, psíquicas e existenciais distorcendo o que somos verdadeiramente?

3. MEMÓRIA INCONSCIENTE: O QUE É ESSA MEMÓRIA?
3.1 Definição
3.2 O acesso à memória inconsciente e às vivências originárias correspondentes ao nosso modo de ser adoecido
a) O Método ADI/TIP: uma metodologia intuitiva
b) O inconsciente noológico
3.2 O acesso aos conteúdos da herança psíquica intrafamiliar
3.3Oacesso aos registros positivos correspondentes ao autêntico “ser si mesmo”: acesso às qualidades universais e singulares.
3.4 O acesso à autoformação nas fases de útero, infância, adolescência, vida adulta
3.5 O acesso ao nosso sentido existencial .
Exercício autodirigido à interioridade:

AULA 2 – TORNAR-SE A SI MESMO: POR QUE NÃO SOU O QUE EU DEVERIA SER E O QUE FAZER

Prof.a: Eunides Almeida

OBJETIVOS:

Aquilo que estou sendo hoje corresponde a quem eu sou?
1.1Nosso modo de ser no mundo:a nossa autoformação (Pessoalidade, identidade, afetividade)
1.2 A estrutura da pessoa humana e o seu preenchimento
1.2.1 Somos um ser de relação: os referenciais fundantes
1.3 O nosso Eu-pessoal originário: pessoalidade e potencialidades
1.3.1 O nosso centro pessoal livre: querer, vontade e liberdade
1.3.2 O ofuscamento da nossa razão e liberdade:
1.4 O sentido existencial de tornar-se si mesmo
1.5 O Eu e o Si mesmo: não são a mesma coisa
1.5.1 Porque o que nos tornamos não corresponde ao nosso eu- pessoal originário.
1.5.2 Nossas respostas espirituais e afetivas
1.5.2 Nossa responsabilidade em nossa autoformação
1.5.2 O estar fora de si mesmo
1.6 As necessidades psicoespirituais para tornar-se si mesmo:
1.6.1. As experiências vividas e a alteração do “si mesmo”: nossas respostas
1.6.2. Como resgatar e potencializar nosso modo de ser mais autêntico.
1.7 O eu pode viver na superfície ou na profundidade da alma
Exercício autodirigido à interioridade:
“Conhecendo e despertando potencialidades do meu eu originário singular“

AULA 3 – A RELAÇÃO CONSIGO E A RELAÇÃOCOM O(S) OUTRO(S)): COMO AFETO E COMO SOU AFETADO

Profa: Eunides Almeida OBJETIVO:


Por que nossos relacionamentos com nós mesmose com os outros causam tantas feridas?
1.Nossos referenciais afetivos – as primeiras impressões e suas expressões
2. As necessidades fundantes psíquicas e existenciais para ser saudável
3. O amor e suas expressões
3.2. Amor como ato espiritual ( camada espiritual) : a abertura ao outro e a si mesmo
3.2.1. O amor e empatia: A ética fundamental para a relação consigo e com a alteridade
3.2.2 A necessidade de reconhecimento e respeito como pessoa
3.2.3 A necessidade de reconhecimento e respeito à singularidade
3.2.4 A Necessidade de reconhecimento de ser insubstituível em seu valor pessoal
3.2.5 A Necessidade de pertencimento
3.2.6 A Necessidade da experiência da confiança
3.2.7 A Necessidade da experiência e vivência da liberdade
3.2.8 A Necessidade de sentido ( Terão aula específica com a psicóloga Matilde)
3.2.2 Os problemas ligados ao amor na camada espiritual
a) A constituição do eu e do nós: exigências para uma relação saudável
b) A necessidade de espaço para ser si mesmo
c) As relações fusionais
d) As violências ético-psíquicas na relação com o outro: eu e/ou o outro somos tratados como pessoas?
e) As palavras matam: como não afetar e como não ser afetado e) Autocentramento, individualismo e narcisismo: o (s) outro (s) existe para mim?
2.3 Oamor como sentimento ( camada psíquica):
2.3.1. Os problemas ligados à expressão do amor na camada psíquica
2.3.2 A transmissão psíquica entre gerações: somos herdeiros, o que fazer?
a) Transmissão psíquica entre gerações: nossas heranças familiares ancestrais
b) Identificação e apropriação da herança psíquica
c) A repetição de padrões de relacionamentos de nossas heranças psíquicas
d) Ser herdeiro: sou a herança que recebo? O que fazer?
2. 4. O amor e sua expressão na sexualidade humana
2.4.1 A sexualidade saudável: integração do corpo, psique e espírito
2.4.2 A problemática dos bloqueios sexuais na vida conjugal: prevenção e tratamento.
Exercício autodirigido à interioridade:
“Separando o meu eu da herança psíquica familiar e abrindo a minha interioridade ao amor”

AULA 4 – AS EMOÇÕESE OS SENTIMENTOS NO NOSSO COTIDIANO

Profa: Maria Clara Jost

OBJETIVOS:

1.Conhecer as emoções e sentimentos;
2.Compreender porque temos reaçõesque não gostaríamos de ter;
3.O que podemos fazer
Questões principais:
1.O que são emoções e sentimentos?
2.Qual o impacto deles na nossa vida cotidiana, nos relacionamentos, na vida social, no trabalho?
3. Porque reagimos emocionalmente e desproporcionalmente a certos acontecimentos?
4. Como identificar os temas que provocam em nós estas reações?
5. Como gerenciar nossas emoções e sentimentos? Como nos manter equilibrados?
1.OQUE SÃO EMOÇÕES E SENTIMENTOS?
1.1 As emoções
1.2Qual o impacto das emoções e também dos sentimentos na nossa vida cotidiana, nos relacionamentos, na vida social, no trabalho?
1.3. E por que, às vezes, reagimos emocional e desproporcionalmente à certos acontecimentos?
2.OS SENTIMENTOS
a)Sentimentos positivos: ocorrem quando ele aproxima e constrói.
b)Sentimentos negativos: ocorrem quando distancia e destrói.

3. OS ESTADOS DE ÂNIMO 4. AS PAIXÕES
a) as paixões eróticas;
b) as paixões por uma causa;
c) as paixões pelos jogos ou outro tipo de adição.

AULA 5: PERSONALIDADE, TEMPERAMENTO E OUTRAS LINGUAGENS EM NOSSO RELACIONAMENTO

Professores:
Márcio Albeny Gallo Mathilde Pinto Freitas Gallo

OBJETIVOS:

Descobrir a resposta para a pergunta: É possível mudar nossas tendências ou estamos presos aos nossos jeitos de ser?
1.Definições sobre o tema personalidade
1.1 – Personalidade, temperamento e caráter
1.2 – Construção Hipocrática dos Temperamentos
2.Influências do temperamento no cotidiano das relações
2.1 – Temperamento e tendências de comportamento
2.2 – Equilíbrio dos temperamentos
2.3 – Busca de diálogo nas diferenças
3.Outras linguagens
4.Construção de diálogo e escuta, transcender a si próprio
Exercício autodirigido à interioridade:
“Identificando desencontros, distanciamentos e retomando a retrorreferência sadia e o equilíbrio”

AULA 6 - AUTOSSABOTAGEM E PROCRASTINAÇÃO:

Profa: Eunides Almeida

OBJETIVOS:

A falta de amor próprio e a baixa autoestima são expressões de como a pessoa se relaciona consigo mesma
1. Oque é a autossabotagem e porque sabotamos nosso modo de ser e nossos propósitos?
2. A procrastinação: como entender e como enfrentar? 3.Resistência: Porque nem sempre queremos mudar? O que é resistência à mudança?
4. A autossabotagem e os ganhos secundários
5. A vontade
5.1 O que é a vontade
5.2 O poder da vontade
5.3 O lugar da vontade e sua energia de realização para
mudança
6. A vontade e o desejo são a mesma coisa?
7. A necessidade de uma tomada de consciência e autorreflexão
8. A necessidade de um verdadeiro propósito para a tomada de decisão
8.1 O que é propósito
8.2 Existe mudança sem propósito?
8.3 Propósito e paixão: o que nos move?
8.4 A constância e a perseverança
8.5 A capacidade de decisão e a realização do ato da decisão
Exercício autodirigido à interioridade:
“Encontrando grandes propósitos e desfazendo os nós da autossabotagem”

AULA 7 - A RESILIÊNCIA HUMANA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DAS FERIDAS EMOCIONAIS

Profa: Maria Clara Jost

OBJETIVOS:

Conhecer a capacidade humana de autossuperação e de mudança: a nossa capacidade de resiliência
1.Os diversos sentidos do sentido
a) Sentido-significado
b) Sentido de si mesmo
c) Sentido do outro
d) Sentido do mundo
e) Sentido da existência
2.As inversões da direção dada ao sentido
a) Distorção do sentido de si mesmo:
b) Distorção do sentido do outro
c) Distorção do sentido do mundo
d) Distorção do sentido da existência
3.Auto configuração:
3.1: o eu e o si mesmo: sentidoscongruentes e sentidos não congruentes
4.Oque é resiliência?
5. Reconfiguração de si mesmo6.Autossuperação e autotransformação: retorno a ser si mesmo
7.Possibilidades de mudança de sentidos não congruentes
8.Crescimento pessoal: o redirecionamento do sentido da existência
Exercício autodirigido à interioridade:
“Reconfigurando o seu si mesmo e redirecionando o sentido da sua vida”

AULA 8 - AUTOESTIMA E AMOR PRÓPRIO:O RELACIONAMENTO CONSIGOE SUAS EXPRESSÕES NA VIDA COTIDIANA:

Profa: Dra.Eunides Almeida

OBJETIVOS:

Entender o que é autoaceitação, autoconfiança, amor próprio e qual a sua importância para nossa vida?
Porque não temos autoaceitação, autoconfiança e autoestima e quais as
consequências disso para a nossa autoimagem e nossa relação com nós mesmos, com os outros e com nossos projetos de vida?
Como podemos nos ajudar?
1.A necessidade da autoestima e do amor próprio
a. O que é amor próprio e qual a sua importância
b. O que é autoestima e qual a sua importância
c. A necessidade da necessidade de ser amado: autoaceitação e da auto rejeição
d. A necessidade da experiência da confiança e sua ruptura: a autoconfiança e insegurança
e. A dependência emocional e suas estratégias
Pessoas que aceitam viver de migalhas:
Pessoas que precisam agradar a todos: não sei dizer não Pessoas que são como “burros de carga”
f. Relações Tóxicas:
Pessoas controladoras: relações de poder e suas estratégias Pessoas que aprisionam
Somos os fantoches ou a mão que os manipula?
Pessoas que não sabem escutar
Pessoas que não sabem ouvir não
As relações tóxicas: porque entramos, porque permanecemos e o que é necessário para mudar ou sair delas?

AULA 9 - TEMA: TENHO UMA INTELIGÊNCIA OU SOU UMA PESSOA

INTELIGENTE Prof. : Dr. Márcio Gallo
OBJETIVO:
Compreender porque algumas pessoas parecem mais inteligentes que as outras e, ainda mais, descobrir como é possível desbloquear e desenvolver a sua inteligência.
1.Definições sobre o tema
1.1 – Sentido geral
1.2 – Teoria das inteligências múltiplas
2.Inteligência existencial
3.Conceito de inteligência pela ADI
3.1 – Inteligência cerebral e do ser
3.2 – Intuição e inteligência
3.3 – Perturbações da inteligência pela ADI 4.Conclusões
Exercício dirigido à interioridade:
“Reconhecendo e desbloqueando a inteligência”

AULA 10 - OSENTIDO EXISTENCIAL COMO PRINCIPAL FORÇAMOTIVADORA DO SER HUMANO.

Prof.a: Psicóloga Mathilde Freitas Gallo

OBJETIVOS:

Entender o uso concreto e adequado do sentido da existência para uma vida extraordinária.
1.Sentido de vida e sua importância na experiência de vida 1.1 – Sentido de vida e trabalho
1.2 – Sentido de vida no sofrimento
1.3 – Sentido de vida no amor
2.Quando se percebe a ausência do sentido de vida 2.1 – Como reconhecer
2.2 – Como resgatar o sentido de vida
2.3 – Quais as possibilidades de retomada
3.Experiência na ADI
3.1 – Registros positivos e negativos
3.2 – Relação do sentido de vida com nossas frases registro e
frase conclusiva
3.3 – Decodificação e reposicionamento na ADI
3.4 – Eu pessoal e sua influência no autoconceito e sentido de
vida

Exercício direcionado à interioridade:
“Retomando o sentido da existência”

AULA 11 - AS DOENÇASPSICOSSOMÁTICAS OU PSICONOOSSOMÁTICAS.

Prof.a: Dra. Helenice de Fátima Muniz

OBJETIVOS:
Como entender as doenças psicos(NOO)somáticas como prevenir e tratar
1.O que são doenças psicossomáticas: conceito geral ( corpo e psique)
2. O que são doenças psiconoossomáticas: (corpo, psiquê e espírito)
O tratamento das doenças psicossonoossomáticas
Como a medicina vem tratando as doenças psicossomáticas Oque é ADI – Médica- o que muda no tratamento na perspectiva psiconoossomática
3. Ambiente desfavorável:
O relacionamento entre os pais e adoecimento da criança frenteaos problemas conjugais
4. É possível reverter os processos de adoecimento ?
Exercício autodirigido à interioridade
“Despertando a capacidade da saúde integral”

AULA 12: - TRANSTORNOS MENTAISE HERANÇA PSICOGENÉTICA

Prof.a a: Dra. Helenice de Fátima Muniz

OBJETIVO:

Compreender os processos de adoecimentos e as possibilidades de mudança e de reversão.
1.As doenças mentais
1.1- Conceito de transtorno mentais
1.2 – Quais os transtornos mentais mais frequentes
1.3 – Como diagnosticar os transtornos mentais?
1.4 – Qual a participação da herança psicogenética?
1.5 – Exemplos de casos de transtornos mentais atendidos
pelo método ADI/TIP
2.Noções básicas de epigenética:
2.1- O adoecimento segundo o olhar da epigenética
2.2- Os transtornos mentais são determinações familiares e ancestrais ou têm a nossa participação?
2.3- Exemplos de casos de doenças físicas e psíquica atendidos pelo método ADI/TIP
Exercício autodirigido à interioridade
“Despertando as vivências e experiências que favorecem a saúde integral e a desidentificação com as predisposições familiares”